quinta-feira, 16 de maio de 2013

Diferenças entre Gripe e Resfriado

Gripe e resfriado são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, mas que partilham sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são sinônimos. Não são, apesar de serem parecidos, gripe é gripe e resfriado é resfriado.

Vejamos as semelhanças:

- Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns.
- Gripe e resfriado são causados por vírus.
- Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros.
- Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante.
- Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.


Pronto, as semelhanças param por aí. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar mais tempo e apresenta maior taxa de complicações, como pneumonia. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. O resfriado raramente causa complicações.

Como distinguir gripe de resfriado?

Espirro
Espirro: é gripe ou resfriado?
A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família influenza. Exitem vários subtipos de Influenza, capazes de provocar quadros de gripas mais ou menos graves. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc. Mais à frente vamos falar mais detalhadamente sobre estes vírus.

Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. Enquanto o resfriado não costuma provocar febre (exceto em crianças pequenas), na gripe a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças. Na gripe, o paciente apresenta-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem disposto, apenas incomodado com estes os sintomas.

A tabela abaixo resume as principais diferenças e semelhanças entre a gripe e o resfriado:

CaraterísticasResfriadoGripe
VírusRinovírus na maioria dos casos, mas também pode ser causado por Adenovirus, Vírus sincicial respiratório, Coronavirus, Parainfluenza, entre outros.São causados pela família do vírus Influenza.
FebrePouco comum nos adultos, mas frequente em crianças pequenas. Costuma ser baixa.Muito comum, geralmente acima de 38º. Em crianças, a febre pode passar dos 40ºC.
Dor de cabeçaRaro.Muito comum.
Dores pelo corpoRaro, quando presentes são leves.Comum e habitualmente bem incômodas.
Coriza nasalMuito comum.Pode haver ou não.
EspirrosMuito comum.Pode haver ou não.
Dor de gargantaMuito comum e surge habitualmente já no primeiro dia de doença.Pode haver ou não.
FraquezaPouco comum.Muito comum e pode durar vários dias.
TosseTosse seca leve a moderada.Comum, pode haver expectoração.
Tempo de incubação24 a 72 horas.24 a 96 horas.
Duração da doença3 a 7 dias na maioria dos casos, mas em 1/4 dos pacientes, a doença persiste por até 14 dias.2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem durar semanas para desaparecer.
Período contagiosoInicia-se 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas.Inicia-se 12 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 1º e 6º dias de sintomas.
Abertura do quadroPiora gradual ao longo dos 2-3 primeiros dias.Início súbito, com pico dos sintomas em poucas horas.
Complicações comunsOtite média e sinusite.Otite média e pneumonia.

Baseado apenas no quadro clínico, conseguimos ter uma ideia de qual vírus estamos lidando. Por exemplo:
  • Rinovírus: é a principal causa dos resfriados comuns. É uma doença branda, que raramente causa febre nos adultos e costuma durar de 5 a 7 dias. Pode causar problemas apenas nos pacientes asmáticos por desencadear exacerbações do quadro. Existem mais de 100 sorotipos diferentes do rinovírus.
  • Coronavírus - Também causa sintomas de resfriado, além de poder causar diarreia em algumas pessoas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. A pneumonia asiática, que recebeu bastante atenção da mídia no início da década de 2000, é causada por um sorotipo de coronavírus.
  • Parainfluenza - É causa de traqueobronquite e pneumonia, costuma ser mais grave em crianças pequenas e imunocomprometidos. No adulto causa quadro brando, semelhante a um resfriado.
  • Adenovírus - Costuma causar um quadro um pouco mais rico, com febre, faringite, rouquidão e conjuntivite. Pode ser causa de pneumonia, diarreia e meningite viral. É um vírus que provoca um resfriado um pouco mais forte.
  • Vírus sincicial respiratório - Causa um quadro mais sintomático ainda, com sinusite, otite, conjuntivite, tosse. Em idosos, crianças e imunodeficientes pode causar pneumonia e levar ao óbito. É o tipo de resfriado mais agressivo, mas costuma não causar problemas em adultos ou crianças mais velhas saudáveis.
  • Influenza - É o agente causador da gripe. Provoca uma infecção respiratória alta bastante sintomática. Pode ser causa de pneumonia viral ou facilitar o aparecimento de pneumonia bacteriana. Eventualmente, mutações nos vírus levam a grandes epidemias, como a da gripe espanhola no início do século XX, a gripe aviária e a gripe suína (gripe A do subtipo H1N1). Mesmo assim ,em adultos saudáveis, ela não provoca maiores problemas na maioria dos casos.
O quadro clínico das viroses que acometem o trato respiratório alto, seja gripe ou resfriado, é muito semelhante. Como essas infecções costumam ser autolimitadas e não requerem tratamento específico, na maioria dos casos, não faz sentido realizar exames caros e causar transtornos ao paciente somente para se saber exatamente qual é o vírus responsável. Na maioria das pessoas, a gripe e o resfriado se curam espontaneamente sem causar grandes problemas.

Sintomas do resfriado


O resfriado (chamado de constipação em Portugal) é uma infecção branda das vias aéreas. Como já explicado, pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24h a 72h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano.

Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. Em adultos, raramente ocorre febre.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada como sinusite.

Sintomas da gripe


A gripe é causada pelo vírus Influenza e apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe, os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até 2 semanas. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura até 7 dias ou 24h após a resolução da febre.

A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas que se aproveitam do estado debilitado do paciente para atacar seus pulmões.

Postado por: Samanta Ávila Fonseca
5º semestre em Ciências Biológicas
Fonte:http://www.mdsaude.com

Um comentário:

  1. Bem legal tua postagem Samanta, pois deixa bem claro a diferença de quando estamos gripados ou resfriados.

    ResponderExcluir