quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpo e mente bem cuidados



Quantos anos você tem? Como avalia a sua idade?


Hoje as pessoas não são avaliadas pela idade cronológica, o que vale é o vigor físico, mental e emocional o que não vale contar nesse ícone, beleza, o tempo dos anos vividos.
O importante é potencializar toda a energia e se avaliar de dentro para fora e não o contrário.
Integrar corpo e mente, através da meditação, relaxamento, respiração, exercícios físicos, alimentação balanceada e aproveitar o que a medicina tem evoluido para ajudar combater os radicais livres que envelhecem nosso corpo e mente. O poder prolongador e rejuvenecedor da saúde e da beleza doados pelas complexos vitamínicos,  anti-oxidantes e cremes rejuvenecedores.
Noites de sonos regulares, desopilar curtindo os amigos, permitindo-se sair da rotina estressante sem culpa.

Desestressar para manter o equilíbrio, a saúde e a juventude física e mental.Para manter a beleza.
O stress  e a beleza estão diretamente ligados, ao estressar-se a pessoa detona  seu sistema psicofisioimunoneuroendócrino,afinal, o stress é uma “doença  psicofisiológica”que afeta o sistema imunológico abrindo portas para várias doenças.  O mal stress (distress) libera toxinas, hormônios como o cortisol e adrenalina, que lançados no corpo produzem conjuntamente radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e as atividades das células.
O stress está na “cara”, espinhas, rugas e pés de galinhas precoces, gordurinhas, obesidade, dores de cabeça constantes, falha de memória , insônia, gastrite,  toda essa variedade de gotinhas de mal stress (distress) é só escutarmos nosso corpo.O corpo grita quando a mente entra em estado de stress.
Cuidar da beleza hoje é questão de saúde para envelhecermos dignamente.
Mas o que preocupa, é até que ponto essa busca pela beleza leva o ser humano vivenciar o mal stress, um stress da estética. O mais grave nessa ditadura da beleza são os distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia que afetam os jovens levando-os até a morte e causando sofrimento para as famílias pois é um processo extremamente doloroso. .
Cleópatra, Sissi a imperatriz são exemplos disso, no campo das artes, literatura e mùsica  a beleza também aparece afinal quem não conhece o velho refrão do Vinicius de Morais, em que ele canta:”Desculpe as feias, mas beleza è fundamental.”
Expressar a beleza , como um “enfeitar”-se, cuidar -se.Sedutor sim, porque não!? Mas também como fonte de prazer próprio que respeita o limite de cada um.Enfeitar-se para si primeiro e para o outro depois talvez mudaria o olhar diante dos exageros da escravidão da beleza.
Quando a beleza deixa de ocupar esse papel e passa a ser mais “externa, mais ligada ao corpo físico somente, torna-se também um fator estressor, daí começa o stress em busca da beleza.
È certo que ao cuidar de si, a pessoa trabalha sua sexualidade, auto-estima,  saùde mental e física. Em meio à correria do dia a dia, se faz necessário buscar um momento para si mesma.Um momento para olhar para si mesma.
Nesse momento a pessoa è somente ela mesma ;  mãe, pai , profissional ficam “congelados”, aguardando essa pessoa, que ali está se fazendo companheira e companhia de si mesma.
Pensando assim retomamos o valor da beleza,o bom stress, retomamos a nossa essência, trabalhamos a beleza física, mental, emocional .
Afinal o que nos faz distanciar do nosso corpo e do nosso “ser” é  fazer da beleza e da estética, uma vilã, uma fonte geradora de stress.
Nada contra a os apelos do nosso mundo contemporâneo e a evolução da medicina estética , das indústrias cosmetológicas; com certeza podemos fazê-las trabalharem  a nosso favor, para o nosso bem estar o que não podemos permitir è sermos escravizadas pela idèia da beleza fabricada , ou mesmo de uma busca do “paraíso perdido”, correndo compulsivamente atràs do tempo que passa como deve passar.
O encanto emana de cada um, com celulites, rugas ou não, è na dança do amor que nos superamos e nos completamos, o resto são acessórios para tornar essa dança ainda mais bela.
Enfim, no meio de tantos estresses ruins, podemos usufruir do bom stress que os cuidados com a beleza pode nos proporcionar.
Todos esses cuidados ajudam a prevenir o mal stress e promovem qualidade de vida.
Fonte:http:/obomdeviver.wordpress.com
Postado por:Samanta Ávila Fonseca
5ºsemestre Ciências Biológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário