terça-feira, 2 de julho de 2013

Falta de Vitamina D

Pesquisa aponta falta de vitamina D nas mulheres do Sul do Brasil

A deficiência dessa vitamina pode provocar doenças crônicas, como a osteoporose, que é a perda de massa óssea.



Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Endocrinologia revela que as mulheres do sul do país têm maior deficiência de vitamina D. E a falta da vitamina D pode provocar doenças crônicas, mas a prevenção não é difícil.
Densitometria é o exame que revela um dos males provocados pela falta de vitamina D no organismo. E como tem aumentado o número de mulheres que durante ou depois da menopausa apresentam os sintomas da osteoporose, que é a perda de massa óssea.
Uma pesquisa mostra que quanto mais ao sul do país, onde as temperaturas são mais baixas e as pessoas se expõem menos ao sol, maior a deficiência de vitamina D em mulheres com mais de 50 anos. 
Porto Alegre e Curitiba registraram os maiores índices. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a falta de vitamina D atinge mais de 66% das mulheres pós-menopausa.  Em Recife eSalvador, os números caem. Não chegam a 60%.
A carioca dona Miriam há seis anos descobriu que tinha osteoporose. E não faz muito tempo soube que poderia fazer a reposição da vitamina D. “Logo que comecei a tomar, dois dias depois já não sentia mais dor na coluna”.
Hoje a grande preocupação dos médicos é evitar que as consequências da falta de vitamina D só apareçam já em estágios avançados das doenças. E a osteoporose não é a única ameaça.
O endocrinologista alerta: a insuficiência de vitamina D pode provocar doenças cardiovasculares, diabetes, câncer do intestino e desequilíbrio neuromuscular.
“A medicação é muito simples, medicação através de tabletes, comprimidos ou através de gotinhas, de gotas de vitamina D, sempre com recomendação médica”, explica o endocrinologista Luis Augusto Russo.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia recomenda ainda: banho de sol,  com pernas e braços expostos e sem filtro solar, antes das dez da manhã. É uma prevenção simples e muito eficaz para aumentar a produção de vitamina D pelo organismo.
Graduanda: Simone Scheer ,5º semestre , Ciências Biológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário