quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caqui é antioxidante, rico em fibras e vitamina C


Caqui é antioxidante, rico em fibras e vitamina C

Crédito: Getty Images
Você já reparou que as gôndolas dos supermercados e as feiras estão repletas de caqui? Essa é uma das frutinhas do outono! Além de gostosa, ela é cheia de antioxidantes, substâncias que ajudam a manter as células do organismo saudáveis e a todo vapor.
Esse benefício se deve principalmente à presença dos carotenoides – pigmentos que dão a cor vermelhinha à fruta. “Eles estimulam a comunicação entre as células e controlam a sua multiplicação”, explica a química Délia Rodriguez-Amaya, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, em entrevista à revista SAÚDE!
Um dos carotenoides é o betacaroteno. É o precursor da vitamina A. Ele afasta os problemas cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e protege os olhos. “Já olicopeno é mais eficiente contra o câncer”, completa a professora Délia.
Quer mais um motivo para aproveitar a temporada de caqui? A frutinha tem vitamina C e é rica em fibras, que contribui para o bom funcionamento do intestino e, por isso, ajuda a emagrecer.
Como escolher? Compre o meio verde, firme, de cor uniforme e sem rachaduras. Eles geralmente são vendidos embalados porque são muito delicados, têm a casca fina e a polpa mole.
Para armazenar a fruta madura, guarde-a na geladeira por, no máximo, cinco dias. Se ainda estiver verde, a dica é embrulhá-la em folhas de jornal para acelerar o amadurecimento. Mais um detalhe importante: só lave a fruta na hora de comer.
Não vale exagerar no consumo, hein! Uma unidade tem 71 calorias e uma alta quantidade de glicose e frutose. Por isso, consuma apenas uma por dia. Ou então você pode misturá-la com outras frutas. Experimente o suco de caqui, abacaxi e pera doMdeMulher.
Postado: Simone Scheer, Ciências Biológicas 5 semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário